IAM- infarto agudo do miocárdio
O infarto agudo do miocárdio, popularmente conhecido de infarto ou ataque cardíaco, é a interrupção na passagem de sangue pelas coronárias, o que causa a morte das células cardíacas.
Causas do Infarto Agudo do Miocárdio
A principal causa do infarto agudo do miocárdio é o acúmulo de placas de gordura no interior das artérias que levam sangue para o coração. Elas podem surgir em pacientes predispostos geneticamente, com o próprio passar da idade, sendo a hipertensão, a diabetes, o colesterol alto, o fumo, estresse, sedentarismo, o excesso de peso e a má alimentação alguns fatores que facilitam a formação dessas placas.
Outra possível causa é o espasmo da coronária, comum em mulheres.
Sintomas do Infarto Agudo do Miocárdio
O sintoma clássico de um infarto agudo do miocárdio é uma dor em forma de aperto no coração, no lado esquerdo do peito, que pode ou não estar associada a outros sintomas, como:
- Dor forte na região epigástrica, subindo para mandíbulas,
- Dormência no braço esquerdo
- tontura, taquicardia, sudorese,
- mal-estar, enjoo, palidez,
- sensação de peso ou queimor no estômago,
- sensação de aperto na garganta...
Assim que os primeiros sintomas surgem é importante chamar o SAMU, pois o infarto pode levar à perda de consciência e consequentimente, a óbito.
Se assistir a algum infarto com parada cardiorrespiratória, o ideal é que saiba fazer uma massagem cardíaca enquanto espera a chegada do SAMU, pois isso aumenta as chances de sobrevivência da pessoa.
Tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio
O tratamento para o infarto agudo do miocárdio é feito com a desobstrução do vaso através da angioplastia ou com a cirurgia de confecção de pontes com vasos, como as veias safenas retiradas da perna ou como as artérias mamárias. Além disso, o paciente necessita tomar medicamentos que diminuem a formação da placas e/ou tornem o sangue mais fino, a fim de facilitar a sua passagem pelo vaso.
Prevenção do Infarto Agudo do Miocárdio
Após um quadro de infarto agudo do miocárdio, é necessário que o paciente tenha novos e saudáveis hábitos de vida, como alimentar-se corretamente e praticar algum tipo de atividade física, para que as chances dele vir a sofrer um novo quadro de infarto sejam reduzidas.
Sempre que houver um desconforto no peito, com dor forte sem passar mesmo em repouso, procure um médico e faça exames.
lembre se quanto mais jovem maior o risco de morte.
Fonte: https://www.tuasaude.com/infarto-agudo-do-miocardio/
Mais conteúdo fornecido pelo blog Emergência e Urgência
Nenhum comentário:
Postar um comentário